sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Sabe quem perde?

Mensagem do Meu anjo - 13/06/2002
Sabe quem perde?
Você se lembra quando foi a última vez que você prometeu que não iria mais se envolver nos problemas dos outros? E quanto tempo durou a sua promessa? Parece que temos um imã que atrai as pessoas para  derramar sobre nossos ombros as suas frustrações e dificuldades. É claro que todo mundo precisa de um ombro amigo de vez em quando, e é até normal sentirmos as emoções de quem está sofrendo já que deve ser  uma pessoa amiga para confiar-nos, os seus problemas mais íntimos.
O problema ocorre quando não conseguimos ouvir e racionalmente dar um conselho, uma dica que possa levar aquela pessoa a resolver a situação que está lhe afligindo tanto. Quando entramos na "novela" da pessoa e começamos a viver o personagem (tem gente que consegue até colocar trilha sonora), nossa opinião vem carregada de emoções, tomamos partido daquela pessoa só por ela ser amiga, e nem sempre podemos ouvir o "outro lado da história", o que já por si só torna muito difícil o nosso "auxílio".
O pior de tudo é levar nas costas as dores e problemas dessa pessoa para a sua casa, para a sua vida. Sabe quando você não consegue se desligar do problema do amigo?  Você dorme e sonha com aquela situação, durante o trabalho pensa no problema e suspira pensando: "coitadinho de fulano". Normalmente, essa pessoa, já transferiu esse problema prá você , ela até diz que quando conversa com você fica muito bem (pura verdade, você carrega tudo) e já está arrumando outro prá você ajudar.
Olha, é muito legal ser amigo de todos, ser o ombro que acolhe os infelizes, os coitados, os problemáticos, só tem um problema: estamos preparados para sermos o "pai do mundo?". Estamos livres de problemas próprios para  cuidar dos outros? Claro que não, é difícil cuidar de nossa vida, imagine a dos outros, por isso, não prometa mais, quando sentir que alguém está te usando como divã, seja amigo de verdade, ofereça a essa pessoa o cartão de um terapeuta profissional, que é preparado para ouvir conflitos e dúvidas e auxiliar na solução desses problemas.
 
Prá terminar, se a pessoa está sempre voltando aos seus ombros para chorar é porque seus conselhos não estão ajudando, e se você usar o "racional" vai perceber que a pessoa não está pronta para resolver a situação e vai ter que "sofrer um bocado" para ganhar experiência, e experiência não se vende, nem se doa, se vive na prática!
 
Eu acredito em você, sempre!
    Beijo azul de renovação

Quer falar comigo?:paulo@meuanjo.com.br

Paulo Roberto Gaefke
www.meuanjo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário